MAU HALITO: A CULPA NAO E DO ESTOMAGO

Mau halito: a culpa nao e do estomago

Mau halito: a culpa nao e do estomago

Blog Article

Pessoa com a mao sobre a boca indicando mau halito.

Apesar de ser comumente associado ao estomago, origem do mau-halito esta, na maioria dos casos, na propria lingua.



Em geral, a pessoa que tem mau halito nao se da conta do problema. Quem convive com ela evita abordar o assunto, para nao criar constrangimentos. Assim, ela dificilmente vai procurar orientacao para enfrentar a situacao.

Na maioria dos casos, o mau halito, ou halitose, tem origem na propria lingua, orgao revestido por papilas que conduzem informacoes ao cerebro com o intuito de reconhecer o sabor dos alimentos. Entre as papilas ha pequenas criptas onde se acumulam restos de alimentos e celulas que descamam do epitelio lingual. Esse deposito serve de meio de cultura para bacterias que, quando fermentam, liberam substancias ricas em enxofre, provocando mau halito.

Em entrevista ao Portal Drauzio Varella, o cirurgiao-dentista Ronaldo P. Lima Barbosa afirma que de ninety% a ninety five% dos casos de halitose sao causados no ambiente bucal, e cerca de five% a 10% tem causas sistemicas. “A lingua possui diversas papilas gustativas entre as quais se formam criptas, ou seja, saquinhos que retem residuos de alimentos, celulas epiteliais descamadas e placas bacterianas que comecam a fermentar e a liberar odor de enxofre. Essa e, sem duvida, a principal causa do mau halito”, revela o dentista.



Veja tambem: Entrevista com especialista em medicina bucal



Por isso, e comum termos mau halito de manha, quando acordamos. Durante a noite, ha menor producao de saliva e, portanto, maior fermentacao e maior liberacao de enxofre. O mesmo fenomeno ocorre quando passamos muito tempo sem comer, pois o atrito da lingua com o palato e o aumento da salivacao que ocorrem durante as refeicoes ajudam a remover os residuos existentes nas papilas gustativas e as bacterias responsaveis pela fermentacao.



A CULPA NAO E DO ESTOMAGO


Muita gente atribui a halitose a problemas estomacais. No entanto, os esfincteres (valvulas que se fecham depois da passagem dos alimentos) gastrointestinais nao permitem a passagem dos odores do estomago para o meio externo. Ha apenas duas situacoes, segundo o dentista, em que o mau halito pode ser atribuido ao estomago: eructacao gastrica, ou arroto, e refluxo gastroesofagico, quando ha deficiencia no funcionamento da valvula que separa o esofago do estomago.

No entanto, a halitose deve ser sempre investigada, pois ha uma pequena parcela dos casos que pode estar associada a doencas sistemicas, como deficiencias renais ou hepaticas, diabetic issues, sinusite, problemas respiratorios e tonsilas (amidalas) inflamadas.

A investigacao tambem deve incluir o exame detalhado da boca. da lingua e da parte dentaria, pois residuos, placas bacterianas e bacterias podem ficar acumulados em varias regioes da boca. “Gengivite e periodontite sao causas de halitose e merecem tratamento. Caries mais extensas, alem de reter restos de alimentos com bacterias podem atingir a polpa do dente e a mortificacao pulpar emana odor desagradavel”, revela Barbosa.

O paciente com halitose grave tem vergonha de se expor, de conversar e de conviver socialmente. A vezes, nao consegue progredir no campo profissional, porque tem vergonha de estabelecer um dialogo aberto e fala com a mao na boca

Uma das causas mais associadas a halitose e a diminuicao do fluxo salivar, conhecida como xerostomia. Varios fatores interferem na producao das glandulas salivares, entre eles determinadas drogas e certos problemas respiratorios. Pacientes que respiram pela boca sofrem ressacamento da mucosa, o que favorece a halitose.

“O fluxo salivar tambem pode ser alterado por falta de ingestao de agua. E importante ingerir de dois a tres litros de agua por dia para evitar que a parte solida da saliva torne-se mais espessa por falta de liquido e acumule-se no dorso posterior da lingua, aumentando a ocorrencia de halitose”, explica Barbosa.

O cigarro tambem e um importante causador de mau halito. “Alguns odores vem do pulmao e chupar balas nao vai clear away-los. Odores de fumantes nao sao bucais. Sao exalados pelas vias aereas”, conclui o dentista.



CONVIVIO SOCIAL


A halitose traz serios problemas de convivio social, pois o cheiro esta muito ligado as emocoes. O odor desagradavel pode provocar repulsa e afastamento, interferindo nos relacionamentos sociais e amorosos.

“O paciente com halitose grave tem vergonha de se expor, de conversar e de conviver socialmente. A vezes, nao consegue progredir no campo profissional, porque tem vergonha de estabelecer um dialogo aberto e fala com a mao na boca”, diz Barbosa.

Segundo o dentista, existem estudos que mostram que fourteen% das pessoas sao portadoras de halitose aos fourteen anos. Entre os 40 e sixty five anos, esse numero chega a 47% e acima dos 65 anos, 67% sofrem de halitose cronica.



ESTRATEGIAS PARA IDENTIFICAR E LIDAR COM A HALITOSE


O grande problema e que quem sofre de mau halito nao sabe. “O bulbo olfatorio, que se localiza proximo ao cerebro, acostuma-se com o ar carregado de enxofre que a pessoa exala constantemente”, revela o especialista.

As pessoas, no geral, nao se sentem a vontade para avisar um individuo que tem halitose. Assim, o dentista aconselha ao paciente que ele pergunte a uma crianca, que em geral e mais sincera e espontanea.

Depois de descobrir que tem halitose, o mais importante e obter o diagnostico correto, identificando se o problema e sistemico ou nearby (origem na boca). Se a causa for sistemica, o paciente deve ser encaminhado para um especialista na place. Se for bucal, devem ser localizadas todas as possiveis causada da halitose: gengivites, periodontites, placas bacterianas, caries dentarias e lingua.

“A escova nao e eficiente para a remocao dos restos epiteliais e de bacterias no dorso da lingua, mas existem raspadores linguais capazes de remover os residuos”, orienta Barbosa.

O uso de raspadores uma vez ao dia e indicado para todas as pessoas; no entanto, quem sofre de halitose deve passa-lo ao menos tres vezes ao dia para remover a saburra lingual. Tambem e importante escovar os dentes no minimo tres vezes ao dia e passar o fio dental apos a escovacao. E essencial consultar o dentista com frequencia para uma higienizacao mais profunda, que remove a placa bacteriana e o acumulo de tartaro, principalmente na regiao inferior dos dentes.

A ingestao de fibras tambem ajuda na limpeza do dorso da lingua e aumenta mau halito cachorro o fluxo salivar. Chicletes sem acucar aumentam a salivacao e podem ajudar a melhorar a halitose. No entanto, deve-se evitar chicletes com acucar, que alimentam a placa bacteriana na boca e provocam maior fermentacao. Balas, contudo, so disfarcam o odor.

Se mesmo ao adotar essas medidas de higiene o mau halito persistir, e hora de procurar a ajuda de um dentista ou medico. E lembre-se: a vergonha e tartaro causa mau halito aliada da halitose.

Report this page